Buscar
  • Brama Brazil

BRAMA no FOPROP



Hoje a BRAMA fez uma apresentação sobre a importância da gestão da pesquisa e dos escritórios institucionais de apoio ao pesquisador no Encontro do Segmento das Instituições de Ensino Superior (IES) particulares do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (FOPROP).

O evento foi realizado na Escola Superior de Publicidade e Marketing (ESPM), em São Paulo e contou com a presença de Pró Reitores e Coordenadores de Programas de Pós Graduação das IES privadas afiliadas a esse segmento.

O evento também contou com a participação do Prof. Dr. José Fernandes de Lima, membro da Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós Graduação (PNPG), o qual discorreu sobre alguns aspectos da Proposta de Aprimoramento de Avaliação da Pós-Graduação apresentada por essa comissão.

"A proposta identificou dez aspectos convergentes que poderiam ser melhorados no processo avaliativo. Entre eles estão a autoavaliação dos PPGs a partir do plano estratégico institucional da pós-graduação, a avaliação multidimensional, o impacto e a relevância social e econômica, a formação e o acompanhamento de egressos, um maior equilíbrio entre indicadores quantitativos e qualitativos, a inovação e a internacionalização."

A apresentação da BRAMA, realizada após a discussão sobre auto avaliação dos programas, foi importante para ratificar a importância de administradores de pesquisa capacitados nas esferas operacional, tática e estratégica da gestão da pesquisa, incluindo o conhecimento de assuntos como avaliação científica, indicadores, métricas responsáveis e mensuração de impacto social e econômico.


0 visualização
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon

Inscreva-se e receba as últimas notícias sobre

Administração e Gestão da Pesquisa: