Sabemos que gerenciar recursos não é trivial. Quando temos um grande volume de projetos e recursos, planilhas não conseguem mais atender de forma prática e ágil as necessidades de gestão e administração do projeto. Em encontro na USP (leia mais aqui) foi discutida a decisão e ganhos de se desenvolver e implantar uma ferramenta de planejamento e gestão financeira: "...uma das iniciativas da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP foi solicitar o desenvolvimento de um sistema para a gestão e execução dos auxílios concedidos por agências de fomento — o GiP (Gestão da Informação de Projetos), que em breve possibilitará a exportação da prestação de contas automaticamente para a Fapesp."
Você usa uma ferramenta de gestão de recursos oriundos de bolsas e financiamentos? Ela foi desenvolvida internamente ou adquirida? Quais seus pontos positivos e negativos? Já dando a minha contribuição, eu ainda não uso nenhuma ferramenta específica (somente planilhas), devido ao ainda baixo volume de projetos e recursos que temos nesta etapa de implantação de um escritório de projetos na instituição onde trabalho. Porém, acompanhei de perto a submissão hoje de uma proposta para o novo Instituto Serrapilheira, e o e-mail de confirmação da submissão foi enviado automaticamente por uma ferramenta de gestão de grants and funders: https://www.fluxx.io/ Não custa conferir.
Concordo plenamente, em sequencia ao software apresentado, poderia ser implantado um sistema de integração a todos os outros referentes aos setores administrativos, fazendo com que planilhas, tributações e métodos de trabalho se mantenham em sintonia diminuindo o período de tempo gasto para efetuar a integração de ambos na execução dos trabalhos no decorrer do funcionamento da empresa.