A Fundação Getulio Vargas (FGV) realiza nos dias 20 e 21 de agosto, no Rio de Janeiro, o V Colóquio de Pesquisa Aplicada, que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares com alto impacto para a sociedade.
A programação inclui palestras de representantes dos Centros de Pesquisa Aplicada da FGV e de renomadas universidades internacionais, como Yale (Estados Unidos) e Oxford (Reino Unido). Também participam representantes de agências de fomento à pesquisa, entre eles Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP.
No dia 20 de agosto, Zago participará da mesa-redonda “Avaliação e Mensuração de Impactos de Pesquisa: Sociais, Econômicos, Culturais e Ambientais”, ao lado de Iain Frew, conselheiro de Desenvolvimento Econômico na Embaixada Britânica, e de representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep).
Alejandro Zurita, chefe do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Delegação da União Europeia no Brasil, falará sobre o novo programa europeu para pesquisa e inovação, que estará vigente entre 2021 e 2027 e foi nomeado Horizon Europe.
João Luiz Filgueiras de Azevedo, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), abordará questões relacionadas à avaliação e à mensuração de impactos de pesquisas.
A importância do desenvolvimento de pesquisa aplicada com rigor metodológico e alto impacto para o desenvolvimento socioeconômico do país será o tema da palestra do professor Carlos Ivan Simonsen Leal, presidente da FGV.
O evento será realizado no Centro Cultural da FGV, situado na Praia de Botafogo, 186, Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas pelo site da FGV:https://portal.fgv.br/eventos/v-coloquio-pesquisa-aplicada-fgv.
Mais informações pelo e-mail rpcap@fgv.br ou pelo telefone (21) 3799-6218.
http://pesquisaparainovacao.fapesp.br/v_coloquio_de_pesquisa_aplicada_da_fgv/1066